Buscar
  • Ísis Dantas

A vida é um suspiro. Basta escolher o sabor!




O término do relacionamento de quase duas décadas tirou Rosa Melo do chão. Quais seriam as chances de uma mãe de três filhos, que há muitos anos se dedicara exclusivamente ao marido e à família, seguir de pé? A dúvida martelava na cabeça, as oportunidades não chegavam e as contas não davam trégua.


Rosa buscou soluções. Voltou no tempo. Rememorou o passado. Lembrou da infância em Minas Gerais, das histórias e receitas que aprendeu com a família. Entre elas, a de suspiros. E foi a partir daqueles ingredientes que ela decidiu reconstruir o caminho. Agora é assim. Rosa sustenta a casa, que já não é mais cenário de violência doméstica, com a venda de suspiros recheados feitos por ela.


Muito mais do que o sustento, os suspiros ajudaram Rosa a se reencontrar. Hoje, ela reconhece que tem poder, qualidades e sabe que as possibilidades estão à sua frente. Nem sempre foi assim. Antes de dar um basta no relacionamento abusivo, a vida dela era pautada pela falta de perspectivas, por pouca autoestima e com avaliação negativa de si. Sentimentos criados a partir da dependência emocional e financeira do ex-marido, que a humilhou por anos. O ciúme doentio resultou em um carro incendiado, o que colocou a vida de Rosa e dos filhos em risco. Continuarem vivos foi presente de Deus e graças ao apoio de pessoas próximas, lembra ela.


Neste tempo de (re)descobertas, Rosa chegou a ser ameaçada pelo ex-companheiro, que não aceita o fim do relacionamento. Ele chegou a ser preso por descumprir decisões judiciais de ficar longe dela. Hoje, usa tornozeleira eletrônica. Ela não guarda mágoas. Segue apenas na tentativa de seguir a vida sem violência.


Rosa reconhece que uma rede de apoio foi essencial neste processo: “Me sentia fraca para sustentar as crianças, me reerguer, mas, graças ao apoio psicológico e o amparo que encontrei na rede pública de saúde, e em projetos como o Donas de Si, do Instituto Umanizzare, pude dar um rumo à minha vida. Aprendi que posso ser feliz e seguir meu caminho sem meu agressor”.


Apesar de tudo que passou, Rosa sabe que a vida é mesmo um suspiro. Mas, para ela, basta apenas escolher o sabor: abacaxi com coco, maracujá com coco e goiabada.


Ela segue linda, sorridente, leve e cheia de vida. Disposta a contar sua história, inspira outras mulheres e adoça a vida de muitas pessoas.


Rosa Melo é mais um exemplo de que com informação, amparo e uma rede de apoio, é possível dar um basta aos relacionamentos abusivos.


Texto: Ísis Dantas e Kelly Almeida

Foto: Ísis Dantas


Serviço:

Instituto Umanizzare

Setor Industrial Bernardo Sayão, Quadra 3, Conjunto B, Lote 13

Núcleo Bandeirante (próximo ao Lar dos Velhinhos)

Telefone: (61) 99604 8818

Os suspiros da Rosa podem ser encomendados pelo telefone: (61) 99845-7878



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo